DOENTES POR FUTEBOL

Copa Africana das Nações 2013: Semifinais!

Nesta quarta-feira, a bola da CAN-2013 rolará em busca do troféu, o terceiro confeccionado da história e denominado “Copa da Africa das Nações”.
Foto: AFP.

Nesta quarta-feira serão definidos os finalistas da 29ª Copa Africana das Nações, que está sendo disputada na África do Sul. 

As duas partidas terão transmissão do SporTV. O vencedor da Copa Africana das Nações 2013 representará a África na Copa das Confederações no Brasil, entrando no Grupo B (com Espanha, Uruguai e Taiti).

MALI X NIGÉRIA

O primeiro jogo das semifinais reúne a aguerrida Mali, que eliminou a dona da casa, África do Sul, e a surpreendente Nigéria, que eliminou nada menos que a Costa do Marfim.

As Águias do Mali, lideradas pelo capitão Seydou Keyta, chegam ao duelo na condição de azarãs, conforme discurso próprio. O treinador Patrice Carteron disse na coletiva que os nigerianos são os favoritos por causa da vitória sobre a Costa do Marfim.

Para o decisivo confronto, que pode colocar Mali em sua segunda final de CAN (a primeira foi em 1972, quando foram vice-campeões, derrotados pelo Congo), as dúvidas são Mohamed Sissoko e Samba Diabaté, lesionados. O goleiro Mamadou Samassa está à disposição, após cumprir suspensão. A dúvida é se o herói da classificação, Soumalia Diakité, deixará a equipe.

A Nigéria, do treinador Stephen Keshi, não possui nenhum desfalque, seja por lesão ou suspensão. O treinador conta com o retorno de Fegor Ogude, que cumpriu suspensão contra a Costa do Marfim e pode voltar no lugar de Ogeny Onazi, bastante elogiado pelo treinador.

Esta é a décima quarta semifinal da Nigéria, que já venceu a CAN em duas oportunidades (1980 e 1994) e luta para recuperar o prestígio, por ora perdido na memória do torcedor. Nigerianos e malineses enfrentaram-se na história da CAN em quatro oportunidades, com duas vitórias da Nigéria e dois empates.

FICHA DO JOGO:

Data: 06/02/2013
Horário: 13h00 (horário de Brasília)
Local: Moses Mabhida Stadium; Durban-AFS
Árbitro: Bakary Gassama-GAM

Prováveis formações

Mali: Samassa (Diakité); Traore, Coulibaly, Diawara e Tamboura; Sissoko, Traore e Keyta; Diarra, Diabate e Maiga. Técnico: Patrice Carteron.

Nigéria: Enyeama; Ambrose, oboabona, Omeruuo e Elderson; Onazi (Ogude), Mikel e Mba; Moses, Ideye e Moses. Técnico: Stephen Keshi.

BURKINA FASO X GANA

No segundo jogo das semifinais, um confronto que envolve a tradicional e favorita Gana e a surpreendente e atual azarã da fase, Burkina Faso.

Burkina Faso, que chega à semifinal pela segunda vez, busca uma inédita decisão. Para alcançar o objetivo, o treinador Paul Put precisará escalar o time novamente sem Alain Traoré, único desfalque da equipe.

Gana, considerada por muitos a grande favorita após a saída da Costa do Marfim, espera confirmar tal situação em campo. O treinador James Kwesi Appiah tem todos do elenco à disposição.

FICHA DO JOGO:

Data: 06/02/2013
Horário: 16h30 (horário de Brasília)
Local: Mbombela Stadiu; Nelspruit-AFS
Árbitro: Slim Jedidi-TUN

Prováveis formações

Burkina Faso: Daouda Diakité; Koffi, Bakary Koné, Paul Kolibaly e Panandétiguiri; Djakaridja Koné, Kaboré, Sanou e Ouattara; Pitroipa e Dagano. Técnico: Paul Put.

Gana: Gana: Dauda; Pantsil, Boye, Vorsah e Afful; Adomah, Badu, Rabiu e Atsu; Gyan e Asamoah. Técnico: James Kwesi Appiah.



As palavras e ideias colocadas no texto são de responsabilidade do autor, e não necessariamente representam as ideias do site.

O site é formado por um conjunto de pessoas que pensam diferente entre si, e nasceu de uma comunidade do Orkut em que sempre se privilegiou o debate. Não faria sentido, neste outro espaço, ignorar o debate e falar de cima para baixo.

O Doentes por Futebol, como site, continua sendo um espaço de troca de ideias, como era e ainda é a comunidade Doentes por Futebol no Orkut e agora também no Facebook. Se você não concorda, discorde, argumente, mas não parta para a ofensa.

O campo de comentários é sua arma, use-a com precisão, não soltando disparos aleatórios.

Natural de Telêmaco Borba-PR e criado em meio à "boemia futebolística", com horas de papo sobre futebol, samba e cervejas na pauta. Influência do pai, que também adorava futebol, e da mãe, que sempre apoiou a iniciativa. Técnico em Eletrônica, formado desde 1999, e fanático por futebol, futsal, futebol de praia, society e todo esporte que tenha no futebol a sua essência.